sábado, 9 de junho de 2012

Um caso de Dito Popular



A cabeleireira Marlene tomou um susto no final do ano! 
Percebeu que apesar dos seus negócios irem “de vento em polpa”, ao invés do seu patrimônio aumentar, estava diminuindo e muito. 
Resolveu então fazer aquele “checkup” geral nas contas e descobriu que o que tava levando ela "pro buraco”, era o condomínio: em menos de 01 ano a taxa condominial tinha sido aumentada mais de 50%, além das famosas "taxinhas extras" que somadas já haviam abocanhado mais de R$ 100.000,00 e ela não via nada de novo sendo feito no condomínio. 

Resolveu então cortar o mal pela raiz”, contratou um contador que descobriu, entre outros abusos, que várias despesas do condomínio estavam superfaturadas e que em razão disso, o seu patrimônio estava diminuindo porque por ano, ela pagava mais de R$ 30.000 só de taxa de  condomínio...”

Já dizia minha avó: “Em terra de cego, quem tem um olho é rei

Este é o caso típico de “terra de cego”. 
As pessoas se acostumam  a pagar a bendita (ou maldita) taxa de condomínio e caem na “lábia” de uns síndicos espertalhões que juram, de pé junto, que trabalham muito e o dinheiro do condomínio é pouco demais para tanta coisa a se  fazer.  

Os Proprietários ficam naquela de “Cada macaco no seu galho”: Ninguém quer ir à assembléia, ninguém quer ter trabalho de conferir as contas, fazer orçamentos e vão pagando, pagando, até a hora que percebem que “de grão em grão, a galinha enche o papo”, pois o síndico, depois de reformar seu apartamento todo, diz que cansou de ser síndico, vendeu seu imóvel no prédio e comprou “aquela” cobertura no bairro mais nobre da cidade, entregando a bomba nas mãos dos trouxas!

E é aí que surge um novo dito popular:  “em condomínio de proprietário bobo, o síndico esperto é rei”.  

Se você,  não é cego, nem bobo, aprenda que “A primeira pancada é que mata a cobra.” Muito cuidado com a conversa mole daquele síndico malandro que “te promete o mundo pra depois te arrancar os fundos”. 

Cuide do seu patrimônio, e se o síndico do seu condomínio quiser dar uma de “rei”, mostre pra ele que você não tem vocação para  “bobo da corte”.

3 comentários:

  1. Muito engraçado! Ai Marlene, gostei de ver. O sindico aqui tb quis dar uma de rei, mas a gente rapidinho fez ele enxergar que aqui ninguém era bobo. Tiramos ele e contratamos um administrador. Foi a melhor coisa q a gente fez. Essa historia de sindico querendo mandar em tudo, nao da certo.
    Adorei o blog. Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Adorei o Trocadinho do novo dito popular "em terra de proprietário bobo, o sindico esperto é rei!" E é assim mesmo que acontece. Aqui em Sampa, já vi muito absurdo enquanto morava de aluguel. Agora tenho meu Ap e não deixo passar nada. Todo mes fica no balcao uma copia de todas as notas fiscais, contas de agua, luz, telefone pra todo mundo ver. E aí do síndico se tiver uma notinha de coisa suspeita. o pessoal se junta e vai bater na porta dele. Teve uma vez que ele comprou um cadeado e minha vizinha saiu procurando pelo prédio todo onde estava o tal cadeado. Enquanto o zelador não mostrou pra ela que estava na estação de gás ela não sossegou. Ate pra comprar lampada nova o cara tem que pedir autorização. E acho super certo, afinal, dinheiro não cai do céu. Se eu não pagar o condomínio, vou ser multada, então se o síndico gastar um centavo a mais ele também tem que ser punido. Aqui se mexer no bolso a macacada sai do galho mesmo.

    ResponderExcluir
  3. O sindico aqui do meu prédio, não promete só o mundo não: promete o universo inteiro: imagine um camarada bom de papo! Depois de seis meses com ele pedindo uma "contribuição de melhoria" a gente acordou depois de ver que não tinha melhoria nenhuma! era tudo lorota, conversa mole! A minha mãe levou uma vasoura pra reunião e disse que se ele não saísse dali ela ia varrer ele pra fora! ia sair na vasourada kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!! Teve gente que levou ovo, tomate tudo pra acertar o camarada. Sabe o que ele fez? abriu o berreiro! Chorou, chamou a polícia, mas de nada adiantou: a galera falou que ele era ladrão e se alguém tinha que ser preso ali era ele! No final das contas o cara mudou do prédio no sapadinho, de noite, fugindo igual um rato. Pelo menos ficamos livre do mala!

    ResponderExcluir

Este espaço é para você, condômino botar a "botar a boca no trombone" e falar o que quiser! Proprietários, inquilinos, visitantes, porteiros, zeladores, moradores, cachorro, papagaio e periquito, aqui todo mundo pode falar!
Denúncias, histórias engraçadas, fatos inusitados, protestos, são sempre bem vindos! Pode desabafar!